sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Problemas de saúde relacionados com o aquecimento global.

Adriana Guedes, mestre em neurociências e comportamento.

As modificações no clima geram uma série de alterações na homeostase ambiental, e com isso afetam nossa saúde e o ambiente. Mas o ambiente, por sua vez modificado também afetará nossa saúde. É meio aquela história, se ficar o bicho pega e se correr o bicho come.
Alguns estudos começam a surgir tentando prever os tipos de modificações no ambiente que influenciarão de forma negativa nossa saúde.
Um dos impactos ambientais que afetarão, segundo Boris Kempla da Academia de Ciência da Eslovaquia, nossa saúde é o aumento de duas doenças provenientes do antavirus. O antavirus pode produzir febre hemorrágica com sindrome renal e sindrome cardiopulmonar. O antaviírus é um vírus emergente, descoberto na decada de 1950, derivado do rio Hantan, localizado na Coréia do Sul, onde foi isolado pela primeira vez. O antavírus é um tipo de zoonose, portanto, transmitidas por roedores.
Os surtos de malária são outro problema que vem sendo associado ao aquecimento global no meio científico, bem como leptosprose, dengue, dentre outras.
A mudança de temperatura também possui muitos outros efeitos em nosso corpo. Um deles é a sensibilidade aos estímulos dolorosos, isso mesmo, a dor. Estaremos mais suceptíveis a dor, segundo pesquisadores da Universidade de McGill aqui de Montreal, Canadá.
Contudo, vale lembrar que são previsões possiveis de ocorrerem, pois nada é garantido. Existe a possibilidade de extições de determinadas espécies mudarem completamente o rumo da nossa saúde, tanto em nosso benefício ou não. O balanço de todas essas modificações é algo difícil de avaliar.
Os debates em relação ao aquecimento global, em sua maioria das vezes, é voltado para os efeitos econômicos e climáticos, e em geral os ecologistas gostam de culpar as empresas e o mau comportamento do ser humano em relação a sua própria casa. Mas vale ressaltar, que o aquecimento global vem de antes do surgimento do ser humano na face da terra, o problema todo é que além da colaboração do ser humano, o aquecimento global ocorre em progressão geométrica.
Com certeza as mudanças climática são imprevisíveis, mas a esperança é a última que morre, não é mesmo?

Um comentário:

Ana Paula disse...

Dri: bom ouvir de você novamente. Como vai o Canadá? Gosto da sua maneira de escrever, clara e direta!

Bjjuuss

PS - ainda bem que eu vou antes da esperança...